Pular para o conteúdo

Site Câmara Municipal São Pedro da União

Cidade

São Pedro da União é uma pequena cidade, localizada no Sul de Minas Gerais. A economia do município baseia-se na cultura do café, os cafezais praticamente dominam a paisagem local cortada as vezes por pequenos produtores de leite e outras pequenas culturas de subsistência. A totalidade de sua produção cafeeira é destinada a cooperativa de Guaxupé, ao redor do município é possível encontrar minerais de baixo interesse comercial para exploração, como por exemplo Quartzo cinza. O nome da cidade deve-se ao que se sabe, ao encontro por escravos de uma imagem de São Pedro, os escravos estariam trabalhando próximo ao local onde hoje é a cidade.

A cidade foi fundada em 1º de Janeiro de 1944 e conta atualmente com uma população de 5.040 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE.

Dados Estatísticos

Informações
Papulação5.040 habitantes
Área em Km2:260,827
Densidade demográfica (hab./km2): 19,32
Gentílico:Sampetrense
Latitude:-46.61º
Longitude: -21.12º
Bioma:Mata atlântica
Altitude: 932 m
IDH:0,745
PIB:R$ 72.914,39
Municípios limítrofes:Jacúi, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia
Fonte: IBGE / Censo 2010.

História

Anterior a 1853 existia na localidade, onde hoje se ergue a sede municipal, uma rude capela de taipa que servia de ponto de orações a todos os fazendeiros e respectivos serviçais da redondeza. Neste ano de 1853, um lenhador, com o curioso nome de Pedro Espetáculo, ao manejar a foice num roçado, descobriu uma imagem de São Pedro, talhada em madeira. O fato, como não poderia deixar de acontecer naquela época e naquelas paragens, foi levado à conta de milagre e serviu para congregar dezenove proprietários de terras da redondeza, os quais, por escritura de doação passada na Fazenda de São Pedro, constituíram o patrimônio da capela de São Pedro, com sessenta alqueires de terra, a maioria dos proprietários doando quatro alqueires e outros um alqueire geométrico.

Desse ato surgiu, além do patrimônio, a idéia do topônimo, São Pedro, em homenagem ao santo que passava a padroeiro local, e ?da União?, celebrando os doadores unidos numa vontade. Imediatamente, foi iniciada a construção de um pequeno templo mais condigno com o patrimônio de que passava o padroeiro a dispor e, em torno dele, fixaram-se os primeiros moradores. Tinha assim início o núcleo em torno do qual se formou, com o tempo, o povoado e, mais tarde, a cidade São Pedro da União.

Em 1870, já o povoado tinha suficiente importância para ser elevado à categoria de distrito, e o foi, ligado administrativamente à comarca de Rio Grande, cuja sede era em Passos e se constituía então, dos termos de Passos, São Sebastião do Paraíso e outros municípios e distritos, sendo o de São Sebastião do Paraíso, sede do município de Jacuí. Fator preponderante na evolução do novo povoado e distrito foi o ser aquele ponto passagem obrigatória para quantos, de toda a região, se dirigiam ao oeste mineiro. Enquanto isto, a agricultura servia aos que se fixavam como elemento econômico para maiores desenvolvimentos

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Pedro da União, pela lei provincial nº 2693, de 30-11-1880, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Jacuí.
Pela lei estadual nº 319, de 16-09-1901, o distrito de São Pedro da União foi transferido do município de Jacuí para o de Guaranésia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Pedro da União figura no município de Guaranésia.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro da União, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Guaranésia. Sede no antigo distrito de São Pedro da União. Constituído do distrito sede. Não temos a datada de instalação.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. v.XXVII – http://www.ibge.gov.br
Autor do Histórico: JIOJI NISHIDA

Localização

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support